Piso Vinílico ou Laminado?

Apesar de serem bem parecidos esteticamente, pisos vinílicos e laminados são bem diferentes, desde a composição até os benefícios no uso diário.
Os pisos vinílicos?são?feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Já os laminados são compostos por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina. Essa diferença na composição faz com que o laminado seja um material rígido e o vinílico um produto flexível.
A acústica é uma das principais diferenças entre laminados e vinílicos. Por ser um produto rígido, o laminado propaga o som ao caminhar, é o famoso “toc-toc”. Já o piso vinílico, como é flexível, tem uma absorção acústica maior.
No diz que a manutenção, por se tratar de materiais derivados da madeira, os laminados não podem ter contato com água durante a limpeza, caso contrário poderá ocorrer estufamento e apodrecimento do revestimento. No caso dos pisos vinílicos, os pisos colados podem ser lavados com água e detergente neutro, porém não é recomendado deixar o piso submerso na água por longos períodos, pois isso pode ocasionar o descolamento de algumas placas ou réguas. Já para a opção de piso vinílico clicado não é indicada a lavagem, basta apenas passar um pano úmido ou mop com água e detergente.
A instalação do piso?laminado é indicada?para áreas residenciais de média circulação, como: quartos, salas, corredores e halls, além de áreas comerciais de médio tráfego. Já os vinílicos, por terem uma variedade maior de formatos e resistência, são indicados para áreas residenciais, comerciais, corporativas e até industriais.